parallax background

Tecnologia moderna facilita melhor adaptação às lentes progressivas

Designed by Pressfoto - Freepik.com
Lente de contato: atenção redobrada
21/05/2016
Designed by Pressfoto - Freepik.com
Preservando a visão
13/09/2016
 

Desenvolvidas há 50 anos na França, as primeiras lentes progressivas ou multifocais tinham um corredor para visão intermediária e de leitura extremamente estreito.

I sto fazia com que a visão lateral tivesse mais aberrações, obrigando seus usuários a moverem a cabeça de um lado para o outro. Também provocavam uma certa dificuldade de verem o chão ou degraus, o que provocava uma insegurança muito grande para os seus usuários.

E ainda havia a "memória" das lentes bifocais ou trifocais, com as quais todo mundo estava habituado a usar.

Nestes últimos 10 anos, os grandes fabricantes de lentes progressivas (Essilor, Hoya, Zeiss e outros) investiram numa gama de tecnologias, buscando alargar o tal "corredor de leitura" e reduzindo, dramaticamente, as zonas laterais de aberrações. Tudo isto se transforma numa solução óptica excelente para todos aqueles que necessitam usar óculos para longe e para perto.

Por outro lado, estas lentes exigem uma apurada técnica de montagem nas armações, com excelente centralização de seus eixos de acordo com o centro pupilar. Qualquer descuido ou falta de atenção nestas marcações, poderá comprometer a boa qualidade visual que estas lentes propiciam aos sues usuários.

Portanto, estatisticamente, o número de pessoas que não se adaptam a tais lentes nos dias de hoje, é quase zero!


Dr. Miguel Padilha
Dr. Miguel Padilha
Membro Titular do Conselho Brasileiro de Oftalmologia