fundo parallax

Não coce seus olhos

 

O mal hábito de coçar os olhos frequentemente, pode causar diversos efeitos deletérios


U m interessante trabalho conduzido pelo Dr. Damien Gatinel, da Rothschild Foundation de Paris, juntamente com outros colegas do Moorfields Hospital de Londres, demonstrou de forma clara e inequívoca, através de exame de imagem de Ressonância Magnética, os efeitos deletérios que podem ser provocados no globo ocular quando se pratica o ato de coçar os olhos de forma vigorosa e repetitiva, por vários anos.

Nas imagens no filme abaixo, se vê claramente o que acontece com os olhos sob a ação dos dedos massageando sua estrutura de forma inadequada.



Leitura recomendada: Astigmatismo e ceratocone

Tais efeitos podem variar desde uma hemorragia intraocular, até glaucoma, subluxação do Estrutura interna do olho responsável pela focalização das imagens sobre a retina e que, em situação de trauma, pode se deslocar dentro do olhocristalino , descolamento da própria retina.

Mas o mais grave seria, por conta da deformação da córnea, o desenvolvimento de uma doença conhecida como ceratocone (vide post). Com o tempo, esta fragilidade da córnea acaba por provocar um afinamento e abaulamento da mesma, levando a uma gradativa perda da acuidade visual.

Este filme tem um objetivo didático muito prático na vida das pessoas: evitar ao máximo, ou mesmo, que deixem de coçar os olhos. Brincando dizemos que a melhor maneira de coçar os olhos seria com os cotovelos, ou seja, nunca!