U m interessante trabalho conduzido pelo Dr. Damien Gatinel, da Rothschild Foundation de Paris, juntamente com outros colegas do Moorfields Hospital de Londres, demonstrou de forma clara e inequívoca, através de exame de imagem de Ressonância Magnética, os efeitos deletérios que podem ser provocados no globo ocular quando se pratica o ato de coçar os olhos de forma vigorosa e repetitiva, por vários anos.
Nas imagens no filme abaixo, se vê claramente o que acontece com os olhos sob a ação dos dedos massageando sua estrutura de forma inadequada.
Tais efeitos podem variar desde uma hemorragia intraocular, até glaucoma, subluxação do Estrutura interna do olho responsável pela focalização das imagens sobre a retina e que, em situação de trauma, pode se deslocar dentro do olhocristalino , descolamento da própria retina.
Mas o mais grave seria, por conta da deformação da córnea, o desenvolvimento de uma doença conhecida como ceratocone (vide post). Com o tempo, esta fragilidade da córnea acaba por provocar um afinamento e abaulamento da mesma, levando a uma gradativa perda da acuidade visual.
Este filme tem um objetivo didático muito prático na vida das pessoas: evitar ao máximo, ou mesmo, que deixem de coçar os olhos. Brincando dizemos que a melhor maneira de coçar os olhos seria com os cotovelos, ou seja, nunca!