Cuidados com os olhos durante a prática esportiva

cirurgia-de-catarata
Saiba mais sobre Cirurgia de Catarata
08/03/2017
glaucoma
O glaucoma sob novo enfoque
08/03/2017
Exibir tudo

Cuidados com os olhos durante a prática esportiva

Created by Pressfoto - Freepik.com
 

Um dos temas mostrado em uma das edições do Esporte Espetacular (TV Globo) foi a prevenção dos acidentes oculares durante a prática de diversos esportes. Miguel Padilha chamou atenção para a necessidade de proteção mais adequada para os olhos, seja com o uso de armações especiais, uso de lentes impacto-resistentes ou lentes contendo filtros ultravioleta.


S ó nos Estados Unidos, algo como 38.000 olhos são afetados anualmente durante a prática de esportes. Um dos acidentes que pode afetar mais gravemente a visão está relacionado com a contusão direta sobre o globo ocular provocada por bolas de tênis. Em um lance normal uma bola pode alcançar cerca de 200 km/hora e, se atingir o olho, este pode apresentar desde hemorragias, deslocamento ou luxação do cristalino até descolamento de retina.

Também o uso de lentes com filtro UV deve ser levado em conta, principalmente por aqueles que praticam esportes expostos ao sol. Os raios UV podem acarretar não somente lesões corneanas, mas podem colaborar para o aparecimento de pterígeo, desenvolvimento precoce de catarata ou doenças degenerativas da retina. Por outro lado não se deve usar lentes de vidro comuns.


A melhor opção é buscar no mercado lentes oftálmicas resistentes a grandes impactos. As de policarbono e Trivex (R) são as mais recomendáveis para este objetivo.

Infelizmente, afirma o especialista, de modo geral o brasileiro ainda não aprendeu a se proteger dos acidentes durante a prática do esporte, mas urge que os esportistas, amadores e profissionais, comecem a redobrar os cuidados com este órgão que é fundamental para sua vida profissional. Armações especiais têm sido desenvolvidas por diversos fabricantes procurando ajustar sua performance com cada atividade esportiva e as boas casas do ramo já dispõem de tais opções.


Dr. Miguel Padilha
Dr. Miguel Padilha
Membro do Observatório da Saúde e Membro da Comissão de Ética do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.